"O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho".
(Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho)
(*) Google Imagens
*******************************************************************************
2 comentários:
Isa,
Nunca é demais relembrar a história que nos mostra que não devemos ficar 'parados' quando os nossos direitos mais básicos estão postos em causa. Hoje, o desemprego tem alastrando a tal ponto de estar a causar assaltos e outros estados de alarme que não podemos esquecer. As manifestações continuam... vamos a ver até quando será necessário 'lutar' por direitos que deviam já estar já bem assentes, como tijolos, nas paredes da construção dos países.
Um óptimo post, o teu. Dá mesmo para a gente pensar e não deixar passar...!
Beijinho,
Lucy
Olá Lucy,
Se "cada um" fizesse a sua parte (a começar pelos governantes), tudo seria tão mais justo..., mas como nem tudo é perfeito, "façamos NÒS a nossa parte sempre, não é mesmo?
Obrigada...
Grande beijo.
Postar um comentário