segunda-feira, 2 de março de 2009

Determinação ou Teimosia?


Segundo o dicionário Aurélio: "Determinação = Resolução, decisão"; Teimosia = Qualidade, ação ou procedimento de teimoso; "Teimoso = aquele que teima, obstinado, pertinaz e insistente";


Em meio a esses 10~11 anos, eu tive que me adaptar a uma série de mudanças na minha vida, e essa vivência me mostrou que era muito comun eu ser interpretada como "a teimosa" (confesso que sou um pouco sim, mas... (risos)), mesmo depois de ter analisado muito antes de tomar certas "decisões" (por ser uma pessoa determinada) para atingir um objetivo.


Realmente, muitas vezes o "ser determinado" e "ser teimoso" se confundem muito facilmente aos olhos de quem "está de fora" de uma situação, mas o mais importante de tudo isso (acredito eu), é que saibamos ouvir o que diz a nossa voz interior, ele sim nos mostra qual o melhor "caminho" que devemos seguir, nos deixando claro a diferença de DETERMINAÇÃO e TEIMOSIA.  


Essa é uma das razões que me faz insistir sempre na extrema importância do autoconhecimento, pois o seu exercício nos ensina a ouvir nossa voz interior com mais clareza.


4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Isa
Acho meio complicado isso de definir corretamente determinação e teimosia. Por exemplo: tenho uma filha extremamente determinada. Desde bebê ela sempre soube direitinho o que queria e sempre foi atrás de conseguir o que queria. Agora que ela tá quase uma adulta eu acho linda essa característica dela, acho que ela vai ter um futuro muito bom por conta desse traço do caráter dela. Mas quando ela era menorzinha, sem muito entendimento e queria porque queria as coisas que ela entendia que devia ter muitas vezes ela me levou às raias da loucura, com tanta teimosia. Talvez a diferença esteja aí: determinação se refere ao sujeito da ação. Enquanto teimosia é como os que estão de fora interpretam as vezes tanta obstinação. O difícil é ter sabedoria pra perceber quando devemos persistir numa direção e quando devemos reavaliar e talvez mudar a rota. Bjks, tenha um bom dia.

Isa Grou disse...

Olá Silvia,

Creio que essas duas características são positivas, distintas sim, mas "caminham" sempre juntas...
Acredito que precisamos ter discernimento para saber "dosar" uma e outra à nossa vida, e consequentemente seguir "o caminho do meio". Um grande aliado (senão O aliado...) p/ isso é "o AUTOCONHECIMENTO".

Bjs.

Fábio Cassiano disse...

Olá Isa!

Um outro significado para teimosia, acredito que seja a pessoa tomar uma atitude errada e insistir nesta atitude, sem ouvir o que o próximo tem a dizer para nos corrigir. Isto diferencia de vez, teimosia de determinação.

A determinação é ouvirmos nossa voz interior, trabalharmos e termos fé em nós mesmos, para aprender na vida e realizar sonhos, em busca da paz interior.

Beijos,

Fábio.

Isa Grou disse...

Oi Fabio,

Determinação e teimosia, apesar das diferenças, caminham juntas...
Bem "dosadas" apenas o positivo predomina...

Bjs.