terça-feira, 3 de março de 2009

As setes Leis espirituais (por Deepak Chopra)


Li este livro a alguns anos atrás, e desde então esses ensinamentos se tornaram uma prática (exercício) constante em minha vida.

Aqui coloco resumidamente essas Leis e creio que vale a pena conferir (ler)... se possível praticá-las também...


1-Leia da Pura Potencialidade: Somos um campo de infinitas possibilidades, que é a essência de nosso verdadeiro ser. Ao entrarmos em contato com esse manancial ilimitado, podemos criar e realizar tudo que precisamos para nossa felicidade.

Como incorporá-la em sua vida: para acessar sua verdadeira natureza, cultive momentos de silêncio e quietude. Faça meditação, comungue com a natureza e pratique o não-julgamento: aceite a si mesmo e os outros como são.

 

2- Lei do Dar e Receber: Estabelece que estamos em constante intercâmbio com o Universo. Dar e receber são aspectos diferentes do fluxo de energia que trocamos com o mundo. O dinheiro que ganhamos, nossos relacionamentos, o que damos e recebemos das pessoas são exemplos práticos dessa lei.

Como incorporá-la em sua vida: desenvolva um sentimento de gratidão pelos presentes que a vida lhe dá, pelo pôr-do-sol, pelos amigos, pelo que existe a sua volta. Proponha-se também a dar algo para as pessoas que encontrar: amor, um sorriso, uma palavra amável, um presente.Respire conscientemente. A inspiração e a expiração são exemplos concretos de que doamos e recebemos initerruptamente.

 

3- Lei do Carma ou da Causa e Efeito: Ensina que devemos estar atentos a nossas escolhas porque nossas ações geram reações equivalente. É a versão hindu do ditado popular: "cada um colhe o que planta".

Como incorporá-la em sua vida: preste atenção em suas escolhas. Ouça seu coração e verifique se elas causam conforto ou desconforto. Ao tomar decisões, pergunte-se: "Quais serão as consequências dessa escolha para mim? Como ela afetará os outros?"

 

4- Lei do Menor Esforço: Baseia-se no princípio da não-resistência. Revela que tudo na natureza flui naturalmente e sem esforço. É assim com o nascer do Sol e o desabrochar de uma flor.

Como incorporá-la em sua vida: aceite as coisas como são, em vez de impor sua maneira de resolvê-las. Não queira controlar as pessoas e os acontecimentos nem culpe a si mesmo ou os outros pelo que acontece com você. Todo problema é uma oportunidade para transformar sua vida.

 

5- Lei da Intenção e do Desejo: Parte do pressuposto de que nossos desejos e intenções têm o poder de manifestar o que desejamos. Se queremos que algo cresça e floresça, devemos colocar nele nossa atenção. Se não queremos que aconteça, devemos retirar dele nossa atenção.

Como incorporá-la em sua vida: faça uma lista de seus principais desejos e reveja-a diariamente antes de dormir. Entregue-os depois para o Universo - ele se encarregará de manifestá-los. Não deixe que dificuldades e obstáculos dissipem seus desejos.

 

6- Lei do Desapego: Para obter algo na vida, é preciso se desapegar do resultado. Você mantém firmes a intenção e o desejo, mas deixa o resultado nas mãos do Universo. O apego gera ansiedade e é baseado no medo e na insegurança.

Como incorporá-la em sua vida: nãos seja rígido. Acolha as incertezas. Lide com seus medos e inseguranças e cultive a confiança na vida. Inicie cada dia com o sentimento de que ele é um campo fértil para todas as possibilidades. Abra-se a elas.

 

7- Lei do Dharma ou do Propósito na vida: Todas as pessoas têm um propósito na vida, talentos únicos e uma maneira própria de expressá-los.

Como incorporá-la em sua vida: faça uma lista de suas habilidades e seus talentos. Isso o ajudará a enxergar melhor seu verdadeiro potencial. Observe as coisas que o deixam feliz e criam harmonia a sua volta. Elas são a expressão de seu dharma e dos seus talentos. Use-os para servir aos outros. Pergunte-se:" Como posso ajudar as pessoas com quem entro em contato?"


"Simples como a vida deve ser!" 

2 comentários:

Lucília Benvinda disse...

Ísa,

Só ainda li um livro do Deepak Chopra: "O livro dos Segredos" - gostei muito.

Seria bom conseguir 'seguir' algumas destas sete Leis espirituais.Vou ler mais vezes para interiorizar. Vamos lá tentar...

Um beijo e grata pela mensagem.
Lucy

Isa Grou disse...

Olá Lucy,

Isso... ler, ler e ler para interiorizar...foi assim que eu fiz no início...
O que posso te dizer é que vale muito a pena fazer isso...

Beijos no coração.