segunda-feira, 6 de abril de 2009

Planejar o seu dia também é uma boa ideia...



Todas as noites faço um planejamento do que tenho que fazer no dia seguinte (isso já é um hábito meu), mas saibam vocês que imprevistos acontecem (e como acontecem),...

... então não me preocupo em seguir a sequência exata "do que planejei" (o que é bem diferente de deixar de fazer).

Como  "a ordem dos fatores não altera o produto" (ainda bem...), no final do dia a sensação de "dever cumprido" é muito boa.

Acredito que fazer um planejamento, para atingir um objetivo seja ele qual for, é de extrema importância, mas "estar aberto(a)" a possíveis alterações (por causa de um imprevisto por exemplo) durante "sua execução" é fundamental.

Quando "nos respeitamos aceitando os nossos próprios defeitos (porque TODOS NÓS temos) e fazemos a nossa parte" para o fluir  das coisas (situações, acontecimentos) em nossa Vida,...

... não tentando "nadar contra a maré" e sim procurando uma maneira de tê-la (a maré) a nosso favor, o desgaste é menor e conseguimos refletir para que as possibilidades de encontrarmos melhores soluções aumentem.

Você também planeja o seu dia?

*********************************************************************************

2 comentários:

Marisa Borges disse...

Oi Isa,

antes de mais quero dizer que gostei muito do texto, pleno de boas energias e com um ensinamento valioso de como pegar a direcção da nossa Vida :)

Eu também planeio o meu dia, aliás se não o fizesse acabava por andar a deambular todo o dia sem fazer nada, dado a minha aptidão para a preguiça ;)
Houve uma altura, contudo, em que isso não foi fácil, pois levava o plano demasiado à risca e quando as coisas não corriam como eu queria, ficava irrtada e desapontada. Com o tempo percebi como era a melhor forma para mim, além disso, aprendi a ver os sianis na mudança da minha programação. Ainda ontem, ocorreu um imprevisto no plano, um intruso como lhe chamo, tive de alterá-lo e acabei por receber uma mensagem bem importante, por isso, é mesmo muito importante deixar espaço para o imprevisto, é nele que recebemos direcções, conselhos, pessoas...

A verdade é que desde que o faço, sinto que a vida corre mais como eu quero e não tanto ao sabor do vento.

E agora pergunto :) à noite faz também um relembrar do dia? Também acho importante, pois rever as nossas atitudes faz-nos ver onde queremos melhorar :) ou manter :)

Beijinhos

Shin Tau

Isa Grou disse...

Olá Shin Tau,

"Houve uma altura, contudo, em que isso não foi fácil, pois levava o plano demasiado à risca e quando as coisas não corriam como eu queria, ficava irrtada e desapontada."
Saiba que no início eu também passei por isso...

Respondendo a sua pergunta:
Com certeza faço sim uma "retrospectiva" de tudo o que me aconteceu durante o dia.... como você mesma disse "rever as nossas atitudes faz-nos ver onde queremos melhorar ou manter".......concordo plenamente com você... e fazer essa "auto-análise" também nos faz mais cientes do "por quê" das coisas...

Adorei o seu comentário, muito obrigada, viu!

Beijos.