segunda-feira, 13 de abril de 2009

A Arte de saber ouvir.


"De todos os sentidos, o mais importante para a aprendizagem do amor, do viver  juntos e da cidadania é a audição. “No princípio era o Verbo”; “Antes do Verbo  era o silêncio.” É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar."

                                                               (Rubem Alves)


Estas frases são uma grande verdade e dizem tudo, não?!


Acredito que na nossa vida tudo se reflete, ou seja, se você quer ser amado(a) pelas pessoas, ame-as primeiro; se você almeja por algo, batalhe dignamente por esse "algo"; se você quer ser ouvido, primeiro aprenda a ouvir; e assim por diante... 


Você tem "praticado" esta bela arte que é ouvir, em sua vida?


Por experiência própria posso te dizer que quando nos propomos sincera e  pacientemente a trabalhar o autoconhecimento em nós, aprender a parar de "tagarelar interiormente" fica mais fácil.


*****************************************************************************

4 comentários:

Silvia Dutra disse...

É verdade Isa. Eu gosto de ouvir os outros, tenho um interesse genuíno pelas histórias dos outros. Não porque eu seja bisbilhoteira, fofoqueira. Mas porque geralmente a vida dos outros, as experiências alheias, são mesmo fascinantes. Por isso tanta gente lê romances, segue novelas. Eu escuto com atenção, mas é difícil encontrar quem me escute, quando eu preciso falar e desabafar. Tem muita gente tagarela nesse mundo, surdos funcionais, cujos ouvidos funcionam perfeitamente. O que não funciona é a empatia, a solidariedade. Talvez excesso de egoísmo, talvez excesso de ansiedade. Sei lá. Só sei que eu pareço ter um imã pra atrair gente assim, vivo fugindo deles depois que percebo como são...ha ha ha... mas eles me caçam. Beijo pra você, gostei do post e do texto do Rubem Alves. Afago pro Piti.

Isa Grou disse...

Olá Silvia,

"Tem muita gente tagarela nesse mundo, surdos funcionais, cujos ouvidos funcionam perfeitamente.O que não funciona é a empatia, a solidariedade."
Você tem toda razão, concordo plenamente.

Obrigada.....o afago será dado.
Bjs.

Astrid Annabelle disse...

Bom dia querida Isa!
grandes verdades precisam ser mesmo muito divulgadas...afinal a capacidade de ouvir pertence a uma rara minoria!
Esta foi uma das lições deixadas por Jesus...(aqui sem conotação com nenhuma religião).
Lindo post.
Amei.
beijo.
Astrid

Isa Grou disse...

Olá Astrid,

"grandes verdades precisam ser mesmo muito divulgadas".........precisam mesmo..... concordo c/ vc.
Me deixa miuto feliz em saber que gostou do post... obrigada, viu!

Grande beijo.