terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ana, fonoaudióloga: trabalho árduo e positivismo constante!


Desde que conheci Ana, em 1998, apesar de todos os prognósticos médicos parecerem bem "desanimadores" (já que o nervo facial havia sido retirado com o tumor), jamais desistimos.

Depois da última cirurgia (Julho/2000), tenho que reconhecer que o trabalho fonoaudiológico está sendo uma tarefa bastante árdua, pois as muitas conquistas alcançadas entre os anos de 1998 a 2000, haviam praticamente voltado à “estaca zero”. Mas eu pude contar com a determinação da Ana também neste caso e assim começando tudo de novo.

Sempre fui uma pessoa determinada e jamais deixei de acreditar que sempre é possível melhorar, por isso, nada foi suficiente para me fazer desanimar e muito menos desistir.

Na minha mente, há um forte pensamento que sempre me acompanha e me ajudou muito naquela época: “Se consegui uma vez, posso muito bem conseguir de novo... tenho que tentar, pois se não tentar não saberei...”. E não tenho dúvidas de que o pensamento positivo, não só me ajudou como ainda me ajuda muito nos dias atuais e agora vai ajudar você.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Depoimento da Fonoaudióloga Ana L. Aguirre


"Marisa Y. Shiroto (Isa Grou) faz terapia fonoaudiológica comigo desde setembro de 1998, por seqüela da cirurgia de retirada do tumor pontocerebelar esquerdo - o que causou paralisia no lado esquerdo do seu rosto.

Nosso trabalho foi árduo, pois contrariamos um prognóstico médico de que não havia mais mímica nesta hemiface, ou seja, neste lado do rosto ela não teria mais movimentos.

O triunfo foi certo! Vencemos pela nossa persistência e fé de que podíamos mudar aquela situação.

A Marisa é um exemplo de garra, confiança em si e no meu trabalho; perseverante, ela sempre tira forças das dificuldades, sabe valorizar e comemorar a cada mínima mudança que ocorre na sua face. E com isto eu acabo aprendendo mais com ela do que ela comigo.

Depois da cirurgia feita em 2000, para a retirada do que restava do tumor, as seqüelas foram maiores e os resultados mais lentos e menos expressivos, porém, não menos gratificantes, pois seguimos em frente certas de alcançar aquilo que é o nosso merecimento."

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Harmonia Interior.

A partir do momento que passamos a "CONFIAR no Universo", tendo consciência da grande e real responsabilidade de sempre fazer a nossa parte com alegria e muito “amor no coração”, nos propondo a viver rigorosamente com a verdade para conosco mesmos, tendo muitos diálogos com o nosso EU INTERIOR sendo nós mesmos(as) o(a) "nosso(a) melhor amigo(a)", conquistamos a tão almejada HARMONIA dentro de nós e a nossa vida começa a se modificar positivamente.

Digo isso por experiência própria, pois essa mesma harmonia permite que se evidenciem "muitos progressos" de meu estado físico, que tem superado as expectativas a cada dia que passa.
E falando em progressos, mais um "acontecimento histórico" em minha vida acontecerá, e acredite, desta vez com data e hora marcada...

Domingo 28/09 estarei literalmente "saindo da toca", depois de um longo período de umas férias forçadas (risos), mas certamente repleta de valiosos aprendizados, e o melhor de tudo é que será na companhia dos meus queridíssimos amigos, Tina Andrade e seu marido Jonny Ueda.

Realizaremos um Varal Fotográfico em Atibaia, SP no Coreto Silvio Caldas que fica na Praça Aprígio de Toledo - próximo ao Mercado Municipal das 11 às 16h00.
Acesse: http://www.clicknclip.blogspot.com/ para mais informações e conhecer o projeto.
Desde já fica aqui o seu convite...

domingo, 21 de setembro de 2008

Hoje 21 de Setembro...Dia Internacional da Paz.


"Mandala da Paz"...criada por Natalia Ivanchikova da Ucrânia.

Em 21 de Setembro de 2006, por ocasião do Dia Internacional da Paz, Kofi Annan afirmou: Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral [da ONU] proclamou o Dia Internacional da Paz como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.
(Wikipédia)

sábado, 20 de setembro de 2008

Fazendo Escolhas...


Como você sabe, uma das seqüelas que tive foi a perda parcial de equilíbrio corporal. Por essa razão, a qualquer descuido ou desatenção da minha parte, os “tombos” são inevitáveis.

Conviver com essa experiência, me ensinou que todos nós temos a capacidade de transformar (interpretar) um fato desagradável (que no meu caso são os tombos) em “um fato... não tão desagradável assim”. É uma questão de escolha...

Há uma frase que diz:“A gente começa a ser feliz, quando nos tornamos capazes de rir da gente mesmo!” , e sou testemunha de que o que ela diz é uma grande verdade, pois aprendi a achar graça dos meus próprios tombos, e isso faz com que minha mente permaneça serena, equilibrada e sem "turbulências" no meu dia-a-dia.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Inerente a todo Ser Humano...


Tenha a certeza de que você tem dentro de si, o poder de mudar o rumo da sua história.

Existe um “Grande Potencial” dentro de cada ser humano (inclusive dentro de você), e tenho a certeza de que se soubermos explorá-lo com esforço, paciência e acima de tudo, com muita humildade, conseguiremos "despertá-lo" e desenvolvê-lo em nós.

Se conscientizar da existência desse potencial, faz com que jamais percamos a e a Serenidade e também nos faz enxergar que por mais difícil que seja uma situação, nós sempre somos/seremos maior e mais forte que qualquer problema...pode acreditar!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Uma manifestação da Mãe Natureza...




Esta foto é de uma formação rochosa, que existe num lago da Birmânia. Só é possivel tirá-la num determinado período do ano, devido á luminosidade do sol. É sem duvida, espectacular...

Nossa MÃE NATUREZA nos ensinando sempre...



A todo instante a nossa querida Mãe Natureza nos mostra "pacientemente" e com toda a sua simplicidade, riqueza e verdade, quão sábia ela é, não é verdade?

A frase da postagem anterior (11/09) realmente é de extrema importância para mim, e na postagem de hoje, faço um pequeno comentário a respeito.

Procuro aplicar o seu ensinamento exercitando-a diariamente, e com isso estou aprendendo a ser mais observadora, a refletir e a analisar mais sobre o quanto nós (seres Humanos) precisamos, podemos e devemos ao menos "tentar" seguir o seu exemplo, para que saibamos “lidar” melhor com o nosso próprio dia-a-dia, sempre repleto de desafios, que eu prefiro chamar de pequenos aprendizados.

E posso afirmar a você que esse ensinamento me permite de fato, a exercitar principalmente as virtudes da PACIÊNCIA e da TOLERÂNCIA.

Dentre muitas frases na qual “me inspiro”, vou citar aqui mais duas das quais também coloco numa prática constante em minha vida, e que com certeza também são tão importantes e verdadeiras quanto à citada anteriormente.

São elas:
O que a mente pode crer, você pode conseguir” e
Viver em gratidão, é viver em abundância”.

Que elas possam de alguma forma te "inspirar" também...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

NATUREZA...A grande Escola da Vida...


“Sejamos como o junco, que durante um vendaval, se curva até o chão, no máximo de sua flexibilidade para não se quebrar, e que ao passar da tormenta, se posta ereto, apontando para o Céu e dançando ao Sol. Sejamos flexíveis com o Mundo, com os nossos semelhantes e conosco mesmos. Pois só assim, conseguiremos trilhar o caminho do Meio”.

Hoje estou postando uma frase que, com o seu exemplo me ensina muito e o tempo todo.

Uma das coisas que aprendi a desenvolver foi o gosto pela leitura, e quando encontro alguma frase carregando consigo uma mensagem que me “vem” para acrescentar, gosto de memorizá-la.

Pois elas sempre trazem consigo, lições de coragem, confiança, entre outras virtudes, que apenas me fortalecem e me enchem de otimismo. Algumas delas também me são bastante inspiradoras (como a que acabei de postar) para “lidar” com quaisquer situações em que me deparo.

*************************************************************

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Minha ESCOLHA... meu "Viver"...


Ao compreendermos (nos conscientizarmos realmente) de que quando estivermos "em meio" aos desafios que a vida nos apresenta, de nada adianta ficarmos mergulhados em lamentações apenas esperando que algum milagre aconteça, ou que as outras pessoas façam por nós tudo aquilo que só nós podemos e devemos fazer, e “nos permitimos” de fato fazer uma interpretação positiva de toda a situação na qual estivermos envolvidos (porque toda situação tem o seu lado positivo), o Universo começa como que a conspirar a nosso favor.

O que estou "colocando" aqui pode-lhe parecer incrível, um exagero até, mas eu posso te afirmar por experiência própria (ninguém me contou) que é o que realmente acontece. Coisas positivas e maravilhosas começam a acontecer conosco, nos dando ânimo, coragem e otimismo suficientes para sempre continuar seguindo em frente, sem esmorecimento.

Acredite...mas se você realmente tem dúvidas quanto a isso ao menos experimente tentar fazer novas leituras dos seus “problemas”, das suas "dificuldades"...vai se surpreender com você mesmo...

Logo que tive as altas do hospital (em 98 e em 2000) e voltei para casa, eu já comecei a perceber as "conspirações" acontecerem, pois eu fui envolvida por maravilhosos e fortes sentimentos de FELICIDADE e SERENIDADE regadas a muito AMOR que me “enchiam a alma”.

E esses sentimentos estavam muito além de um corpo debilitado com várias seqüelas... afinal, eu estava bem ciente de que já tinha vencido a maior batalha ...que foi a de sobreviver.

Além disso em nenhum momento me senti sozinha ou desamparada, pois sempre que eu precisava de algum auxílio, ali aparecia um “anjinho da guarda”, para me dar algum "suporte". Anjo da guarda a que estou me referindo, são todas as pessoas que cuidaram de mim no hospital e todas as que me rodeiam nos dias de hoje, em especial a minha família.

Cada ser humano é ÚNICO, portanto, “como” ou “o que” vai ser feito para passar por determinado "desafio", vai depender da escolha de cada um.

Lembre-se... "sua escolha de hoje se refletirá no seu amanhã" ...
Eu escolhi viver a minha vida com muito OTIMISMO ...muita ALEGRIA...

domingo, 7 de setembro de 2008

ESFORÇO-PRÓPRIO - Fundamental




Você deve ter reparado, que em quase todos os artigos anteriores, sempre que uso a “expressão” fazer a nossa parte, uso-a com certa evidência, não é?

Faço isso porque acredito sinceramente que se realmente quisermos atingir êxito não só nos nossos objetivos, mas na nossa vida como um "todo", o ESFORÇO-PRÓPRIO é sem dúvida FUNDAMENTAL.

Veja...se tenho como um dos meus objetivos melhorar sempre dos efeitos das sequelas, mesmo que todas as pessoas do meu convívio (no caso, os meus queridos familiares), se esforçassem ao máximo, me dando todos os meios possíveis para que eu tivesse a possibilidade de buscar uma melhora, ou até mesmo se todos os profissionais que me acompanham serem excelentes e me darem as melhores orientações possíveis, de nada adiantaria se EU Marisa, não me propusesse a “fazer a minha parte” com empenho.

Todos os meios externos, nos auxiliam e nos orientam muito, mostrando-nos caminhos, mas o Caminhar é por nossa conta. Não há como fugir disso.

É importante ressaltar que, uma das razões importantes para estarmos sempre atentos aos nossos próprios pensamentos, é também para não haver chances de entrarmos na armadilha de “acharmos” que “fazendo a nossa parte do nosso jeito basta”, como muitas vezes acontece. Não, não é assim que as coisas funcionam... “Fazer o que se ACHA certo é uma coisa, e fazer realmente O CERTO é outra coisa”.

Temos que aprender a "diagnosticar" a diferença, e para isso acontecer, nós precisamos acima de tudo, ter a Humildade de “admitirmos” que de uma forma ou de outra nós vivemos numa constante troca, seja dando e/ou recebendo, ensinando e/ou aprendendo, enfim...nós precisamos do outro sempre...

Nós necessitamos de uma boa orientação, é verdade, mas uma boa orientação também "precisa de nós", pois ela apenas se torna eficaz quando nos propomos a “fazer a nossa parte”.
Pode estar certo de que o esforço-próprio quando aliada a muita boa-vontade e dedicação, realmente se torna muito eficaz.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Vivendo em Harmonia com a Natureza.


Sabe...quando nos conscientizamos da nossa (apenas nossa...) grande responsabilidade de enfrentarmos, tudo o que a vida nos apresenta de desafios, com coragem, aceitação e muito amor, passamos a não nos preocupar em demasia com “os resultados”, porque se conscientizar dessa verdade, nos leva a CONFIAR na Inteligência da Natureza, e passamos a fazer a “nossa parte” da melhor maneira possível.

Na ocasião em que "mudanças" aconteceram em minha vida, a partir do momento em que eu comecei a perceber que o melhor que eu tinha a fazer era deixar qualquer resistência de lado e aceitar o fato de que eu não poderia ter pressa em obter “resultados” na minha recuperação/reabilitação, sempre fazendo a "minha parte" , pouco a pouco, eu comecei a realmente melhorar, tanto fisicamente como mentalmente.

E quando agimos dessa maneira, não há outra resposta que a vida nos dê, senão um sentimento de satisfação junto a muita gratidão pelos progressos alcançados e muita paz interior.

Existe um bom exemplo do que acontece na Natureza e que eu posso perfeitamente "comparar" ao que aconteceu comigo, e gostaria de dividir essa minha conclusão com você:

Imagine uma pequena árvore "abatida", com as suas folhas amareladas, enfim, uma árvore doente...pois bem... para tirar todas as partes que certamente a estavam prejudicando e haver a possibilidade dela crescer e se tornar mais viçosa, saudável, com um tronco mais forte, galhos mais firmes e com novas folhas, ela precisou passar por uma boa poda.

Apesar de que internamente mudanças começaram a acontecer com ela, desde o momento em que ela foi podada, esperar que ela se transforme em uma nova e saudável árvore da noite para o dia, seria querer o impossível, concorda comigo?

Para nós “seres humanos” com a nossa limitada visão, só o tempo faz com que fiquem visíveis tais mudanças. Daí a importância de Cultivarmos a Paciência...

A nossa querida e sábia MÃE Natureza, sempre nos mostrando, dando exemplos de como tudo acontece a seu “tempo”, não é mesmo?

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O Corpo Humano - Um Universo em Miniatura

Foto: "Viagem Fantástica", 1966 (saiba mais lendo o comentário de Tina Andrade)


Existe um provérbio chinês muito antigo que não é somente uma filosofia e nem se trata de um provérbio qualquer, mas sim de uma “
Grande Verdade”, que diz: "O Corpo Humano é um Universo em Miniatura".

Quando nos conscientizamos dessa verdade, também nos conscientizamos da "tamanha" a sua
grandiosidade e aprendemos a valorizá-lo, mas não no sentido da “vaidade” (que é como infelizmente, muito se vê hoje em dia), mas sim no sentido de verdadeiramente dar valor” a essa maravilha que é o nosso corpo, com os seus trilhões de células, trabalhando silenciosa e ininterruptamente, para “literalmente” nos manter vivos aqui.

Para mim isso é sem dúvida nenhuma a maior
expressão da Divindade para conosco. Portanto, eu considero o meu corpo físico um “Templo Sagrado”.

A tudo o que nos acontece, o nosso corpo tem uma capacidade
fantástica de se adaptar com certa facilidade, e a nossa mente condiciona-se também com facilidade, sejam em situações inesperadas, em circunstâncias que nos envolvam em dificuldades ou mudanças de qualquer espécie, enfim, a tudo o que possa vir a acontecer conosco.

E é justamente para que o meu corpo e a minha mente não se
acomodem com certas limitações físicas na qual ainda me encontro atualmente, eu procuro me empenhar bastante trabalhando com meu corpo através de estímulos, ou seja, com exercícios diários (mas sempre com moderação).

Quanto a minha mente, procuro ficar muito atenta aos pensamentos que inevitavelmente surgem a todo instante, pois acredito que quando damos muita atenção a um determinado pensamento, ele acaba se tornando
maior do que realmente é, e fatalmente acaba de alguma forma nos influenciando muito.

Por essa razão, quando eu sinto que pensamentos negativos (que apenas me fazem desanimar) começam a surgir, eu simplesmente tento pensar apenas coisas
positivas (que me enchem de otimismo).

***************************************************************************